sábado, 14 de maio de 2011

Novos sectores industriais e fontes de energia

Novas fontes de energia

Se na primeira revolução as principais fontes de energia foram o carvão o vapor, na segunda surge-nos o petróleo e a electricidade. No âmbito da descoberta de novas técnicas de refinação, novos horizontes foram descobertos para o aproveitamento do petróleo. Primeiramente, o mesmo era utlizado para pequenas coisas, como lubrificante e combustível. A sua verdadeira potencialidade foi apenas descoberta aquando do aparecimento do motor de explosão. Os derivados do petróleo tornam-se os verdadeiros combustíveis do futuro e o mesmo assume um papel fulcral nos transportes. Inicia-se de igual modo o aproveitamento da electricidade, devido a inúmeras invenções que permitiram a sua produção e transporte. Em relativamente pouco tempo a electricidade substitui o gás na iluminação privada e pública. Aparecem invenções derivadas da mesma como o carro eléctrico, o metropolitano e a lâmpada de filamentos - na segunda imagem, a primeira, inventada por Thomas Edison. Devido à iluminação nas ruas, anteriormente sombrias, o perigo nas mesmas diminuiu, as pessoas podiam trabalhar até mais tarde o convívio entre as mesmas também sofreu uma melhoria. Devido á nova concepção de transportes deixaram de se utilizar os transportes urbanos de tracção animal. Foi uma das maiores conquistas da era industrial, assim como o petróleo. Apesar da contínua utilização do carvão e vapor, estas acabara por assumir um papel de destaque.

Novos sectores industriais

Se a primeira revolução industrial se apoiou na Indústria têxtil e metalúrgica, a segunda revolução investiu na indústria química e siderúrgica, essencialmente. Estes eram considerados sectores de ponta. A referida primeiramente foi a verdadeira indústria base de todo este desenvolvimento ocorrido. Ela forneceu uma vasta gama e novos produtos que impulsionaram mudanças sociais. Através da química surgiram os medicamentos - como a aspirina, na imagem, da empresa Bayer -, os corantes, os fertilizantes, os pesticidas e muitos mais. Além disso forneceu componentes essenciais a outros sectores. Relacionada com a Indústria Química surge-nos a Indústria Alimentar. A última origina o nascimento da congelação, das latas de conserva, dos caldos, – consumidos pela população mais pobre – entre outros.


Contudo, o sector mais importante da 2ª revolução industrial foi o siderúrgico. Era a indústria de ponta nessa altura, a essencial para o desenvolvimento. Este fornecia máquinas, carris, locomotivas e outros aparelhos essenciais para as industrias e não só. O verdadeiro impulsionador da indústria siderúrgica foi o aço. Quando Bessemer descobre um conversor capaz de transformar o ferro em aço - na imagem acima - e uma forma rapida e barata, este tonou-se uma matéria essencial para este sector. Mais duro e, ao mesmo tempo, mais plástico que o ferro, as potencialidades do aço alargam o mercado para esta indústria, quer na produção de bens de consumo como na área da indústria pesada. O desenvolvimento do sector siderúrgico levou a alterações nos meios de transporte. O aço foi o principal responsável por esse desenvolvimento, sendo que, entre 1870 e 1914 a produção de minério de ferro aumentou espantosamente a nível mundial, nomeadamente nos EUA, principal produtor, favorecido pelas suas vastas jazidas. No próximo post falaremos sobre esta nova revolução nos transportes.

1 comentário:

  1. Muito bom ! Ajudou-me imenso para estudar e perceber melhor ! Obrigada e bom trabalho! beijinhos =*

    ResponderEliminar