Contudo, o sector mais importante da 2ª revolução industrial foi o siderúrgico. Era a indústria de ponta nessa altura, a essencial para o desenvolvimento. Este fornecia máquinas, carris, locomotivas e outros aparelhos essenciais para as industrias e não só. O verdadeiro impulsionador da indústria siderúrgica foi o aço. Quando Bessemer descobre um conversor capaz de transformar o ferro em aço - na imagem acima - e uma forma rapida e barata, este tonou-se uma matéria essencial para este sector. Mais duro e, ao mesmo tempo, mais plástico que o ferro, as potencialidades do aço alargam o mercado para esta indústria, quer na produção de bens de consumo como na área da indústria pesada. O desenvolvimento do sector siderúrgico levou a alterações nos meios de transporte. O aço foi o principal responsável por esse desenvolvimento, sendo que, entre 1870 e 1914 a produção de minério de ferro aumentou espantosamente a nível mundial, nomeadamente nos EUA, principal produtor, favorecido pelas suas vastas jazidas. No próximo post falaremos sobre esta nova revolução nos transportes.
Este blogue foi criado por duas alunas que frequentam o décimo primeiro ano no âmbito da disciplina História A. Os conteúdos que iremos abordar centram-se no Absolutismo Régio, na Hegemonia Britânica a partir da segunda metade do século XVII e na Revolução Liberal Francesa. Esperemos que apreciem o nosso trabalho.
sábado, 14 de maio de 2011
Novos sectores industriais e fontes de energia
Novas fontes de energia
Se na primeira revolução as principais fontes de energia foram o carvão o vapor, na segunda surge-nos o petróleo e a electricidade. No âmbito da descoberta de novas técnicas de refinação, novos horizontes foram descobertos para o aproveitamento do petróleo. Primeiramente, o mesmo era utlizado para pequenas coisas, como lubrificante e combustível. A sua verdadeira potencialidade foi apenas descoberta aquando do aparecimento do motor de explosão. Os derivados do petróleo tornam-se os verdadeiros combustíveis do futuro e o mesmo assume um papel fulcral nos transportes. Inicia-se de igual modo o aproveitamento da electricidade, devido a inúmeras invenções que permitiram a sua produção e transporte. Em relativamente pouco tempo a electricidade substitui o gás na iluminação privada e pública. Aparecem invenções derivadas da mesma como o carro eléctrico, o metropolitano e a lâmpada de filamentos - na segunda imagem, a primeira, inventada por Thomas Edison. Devido à iluminação nas ruas, anteriormente sombrias, o perigo nas mesmas diminuiu, as pessoas podiam trabalhar até mais tarde o convívio entre as mesmas também sofreu uma melhoria. Devido á nova concepção de transportes deixaram de se utilizar os transportes urbanos de tracção animal. Foi uma das maiores conquistas da era industrial, assim como o petróleo. Apesar da contínua utilização do carvão e vapor, estas acabara por assumir um papel de destaque.
Novos sectores industriais
Se a primeira revolução industrial se apoiou na Indústria têxtil e metalúrgica, a segunda revolução investiu na indústria química e siderúrgica, essencialmente. Estes eram considerados sectores de ponta. A referida primeiramente foi a verdadeira indústria base de todo este desenvolvimento ocorrido. Ela forneceu uma vasta gama e novos produtos que impulsionaram mudanças sociais. Através da química surgiram os medicamentos - como a aspirina, na imagem, da empresa Bayer -, os corantes, os fertilizantes, os pesticidas e muitos mais. Além disso forneceu componentes essenciais a outros sectores. Relacionada com a Indústria Química surge-nos a Indústria Alimentar. A última origina o nascimento da congelação, das latas de conserva, dos caldos, – consumidos pela população mais pobre – entre outros.
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Muito bom ! Ajudou-me imenso para estudar e perceber melhor ! Obrigada e bom trabalho! beijinhos =*
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