sábado, 14 de maio de 2011

Desenvolvimento dos transportes

Tal como acontecera na primeira revolução industrial, na segunda também os transportes sofreram novas alterações. Estes foram mais do que essências à industrialização. O crescimento económico não podia estagnar, logo, tornava-se mais do que necessário existir uma maneira rápida, económica e segura para transportar as matérias-primas para as fábricas, como os produtos já elaborados pelas mesmas para o comércio. Assim, os meios de transporte tiveram de acompanhar todas estas inovações tecnológicas, não podiam perder o ritmo.

O comboio era um desses transportes essenciais. Aparecido em 1830, as vias férreas compreendiam agora uma extensão monstruosa. A rede ferroviária na Europa era incrivelmente densa e demonstrava a forte industrialização vivida na Europa. Os progressos da mesma eram diferenciais das nações desenvolvidas, como Inglaterra, para as nações que começavam agora a ter as suas primeiras vias férreas, como Portugal. Esta rede compreendia uma forte densidade nos países industrializados pois era necessário que a produção nunca parasse de circular, logo, eram necessários investimentos nos transportes. Tudo isto acontecia nestas nações para se dar o escoamento dos seus produtos e a chegada das matérias-primas ser mais rápida, como referido no início do texto. Contudo, a estas ajuntava-se agora a necessidade de rentabilizar os investimentos ocorridos quer no fabrico dos produtos como nos transportes. Alcançava-se então o objectivo traçado, isto é, as viagens tornavam-se mais rápidas, baratas e seguras e mercadorias maiores eram mais facilmente transportadas. Todo este desenvolvimento das vias férreas e do comboio foi marcado também pela indústria siderúrgica, nomeadamente pelo aço, um dos componentes do mesmo.

Em relação aos transportes marítimos, os mesmos também sofreram diversas alterações. Os navios a vapor foram desenvolvidos, surgiu o ferryboat e as grandes empresas marítimas apareceram na mesma altura. Nomeadamente importante foi a navegação a vapor, que movimentou enormes capitais.

Surgiu de igual modo o automóvel, devido ao motor de explosão, em 1880. Com o mesmo surgiram grandes marcas como a Renault, a Benz, a Fiat e outras. Estas deram origem à indústria automóvel que depressa se tornou uma das mais poderosas, movimentando avultados capitais e empregando inúmeros funcionários. Em relação à aviação, Wright conseguiu voar com um motor a gasolina e hélice e os Voison desenharam um biplano e Blériot um monoplano. Contudo, a aviação não registou muitos progressos nesta altura. Por último, um importante meio de transporte foi a bicicleta. Esta era uma forma de deslocamento acessível a todas as classes sociais, o que fez com que alcançasse uma enorme popularidade.

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