sábado, 14 de maio de 2011

Rivalidades Imperialistas

Existiam diversas rivalidades entre as potências industrializadas, o que não seria de estranhar pois o objectivo de cada uma era ser a melhor.

Uma dessas rivalidades imperialistas teve como protagonistas a nação francesa e o Império Alemão. O principal problema entre ambas era o facto da Alemanha ter conquistado a Alsácia e Lorena à França, um importante território para a mesma. Também o desenvolvimento alemão fez com que a nação francesa perdesse imensa da sua preponderância a nível económico que detinha na Europa. O Império Alemão estava a fazer com que a França ficasse para trás, o que não era em nada agradável. Contudo, a última conseguiu apoderar-se de importantes territórios em África, nomeadamente o Norte.

Existia de igual modo uma rivalidade entre o Império Russo a potência japonesa. Os russos detinham uma ambição extremamente forte sobre o mundo Oriental, o que colidiu com o Imperialismo japonês. Esta rivalidade provocou uma guerra entre ambas as potências (1904-1905) da qual sau vitoriosa a potência asiática. O Império Russo detinha de igual modo problemas com o Império Austro-Hungaro, devido à disputa pelos territórios Balcãs.

Com tudo isto vivia-se um autêntico clima de paz armada, isto é, qualquer potência estava rapidamente pronta a atacar. Surgiram assim alianças:

- Dupla Aliança - Império Alemão e Império Austro-Hungaro. Foi a primeira, no ano de 1879.

- Triplice Aliança - Às referidas acima junta-se a Itália (1882).

- Triplice Entente - Grã-Bretanha, França e Império Russo (1907).

As potências faziam de tudo para se protegerem, inovando o seu armamento. Nos balcãs, em Marrocos, no Sudeste africana e no Oriente, o clima de tensão era enorme. A primeira Guerra Mundial não tardou a surgir, tendo começado entre o Império Austro-Hungaro e a Sérvia. Os problemas começaram quando o primeiro anexou a Bósnia-Herzegovina, território desejado pela Sérvia, no ano de 1908. Seis anos mais tarde, o herdeiro ao trono da Austria-Hungria foi assasinado em Saravejo e as suspeitas recairam sobre a Sérvia, devido ao sentimento de derrota que haviam sentido. Assim, o imperador da Austria- Hungria, Francisco José, declarou guerra à Sérvia. Tem ínicio a primeira Guerra Mundial que trará muitas modificações para a Europa principalmente, visto que, por exemplo, no final da mesma, a potência inglesa perde aa sua hegemonia para os EUA.



Finalizamos assim o nosso trabalho sobre o Imperialismo e Colonialismo levados a cabo pelas potências europeias no século XIX. As fontes encontram-se no último post sobre a 2ª revolução industrial. A Europa dominava, com certeza, o mundo.

5 comentários:

  1. TEMA Africa no periodo das rivalidades imperiolistas

    ResponderEliminar
  2. eu dei 42 visualizaçoes para voces so atualizando a pagina kkkk muito obrigado

    ResponderEliminar
  3. Excelente conteúdo, mas necessita de ser mais explorado e posteriormente redigir com maior clareza e transparência.

    ResponderEliminar