domingo, 20 de março de 2011

Outros factores propícios à Hegemonia Inglesa

Outros factores propícios à Hegemonia Inglesa

Outras condições que originaram a Hegemonia Inglesa foram as condições políticas, militares, comerciais e ideológicas. O Parlamentarismo defendia o Fisiocratismo e o sistema das enclosures. A defesa desta teoria, levou a uma revolução agrícola que proporcionou imensas consequências favoráveis, nomeadamente o crescimento demográfico e a redução da taxa de mortalidade. Este ponto encontra-se melhor explicado no post da Revolução Agrícola. A promulgação dos Actos de Navegação de Cromwell foi extremamente importante sendo que apenas navios ingleses ou do país de origem do produto poderiam transportar mercadorias estrangeiras para a Inglaterra. Assim, os produtos de países estrangeiros perdiam quase todo o valor junto da populção, enaltecendo os nacionais. Também apenas a marinha britânica detinha o direito de navegação de cabotagem e de transportar para a Grã-Bretanha as mercadorias provenientes das colónias. Com estes actos a Inglaterra destronou a sua principal oponente, a Holanda. A criação de Companhias de Comércio, como a Companhia das Índias Orientais, foi extremamente relevante para a hegemonia inglesa, sendo que a riqueza da última companhia era abundante e a das restantes era de igual modo considerável. As Guerras contra a França e a Holanda, nomeadamente a Guerra dos Setes Anos, foram várias e o país inglês saiu vitorioso de todas, demonstrando assim a sua magnificência. Outro factor extremamente essencial foi a criação da Grã-Bretanha, ou seja, a união de Inglaterra, Escócia e Irlanda, criando um mercado nacional mais alargado e propício à circulação dos produtos. O Tratado de ÉDEN entre Inglaterra e França, foi super relevante. Nesse fica estabelecido que a primeira transporta para a segunda lanifícios e ferragens em condições vantajosas.


Em último lugar, existiram as condições financeiras. A potência britânica detinha um sistema financeiro avançado devido ao seu desenvolvimento económico. Existia a Bolsa de Londres (Royal Exchange), que funcionava desde o final do século XVI. Primeiramente uma instituição privada, pertencia agora ao Estado e nela se contratava a dívida pública e se cotaram as primeiras acçoes da magnificiente Companhia das Índias Orientais. Na mesma existiam títulos de empresas industriais e acções do Banco de Inglaterra. A bolsa londrina era extremamente importante, sendo a responsável pelo alargamento do mercado de capitais. Em 1694 criou-se o Banco de Inglaterra. Este realizava todos as operações imprescendíveis para o comércio e emitia notas. Existiam ainda os country banks que realizavam em diferentes regiões as mesmas operações. Todo este movimento de capitais foi também proprício à Revolução Industrial, anteriormente explicada.

Todas Revoluções e factores apresentados ao longo destes quatro posts conduziram à Hegemonia Inglesa durante longos anos, séculos até. A Inglaterra era considerada a “oficina do mundo” devido ao seu esplendor, às suas inovações. Era o centro do mundo, da Economia, da Industrialização, do Comércio, de tudo. A Hegemonia Britânica era realmente mais do que magnificiente.

1 comentário: