sábado, 14 de maio de 2011

Rivalidades Imperialistas

Existiam diversas rivalidades entre as potências industrializadas, o que não seria de estranhar pois o objectivo de cada uma era ser a melhor.

Uma dessas rivalidades imperialistas teve como protagonistas a nação francesa e o Império Alemão. O principal problema entre ambas era o facto da Alemanha ter conquistado a Alsácia e Lorena à França, um importante território para a mesma. Também o desenvolvimento alemão fez com que a nação francesa perdesse imensa da sua preponderância a nível económico que detinha na Europa. O Império Alemão estava a fazer com que a França ficasse para trás, o que não era em nada agradável. Contudo, a última conseguiu apoderar-se de importantes territórios em África, nomeadamente o Norte.

Existia de igual modo uma rivalidade entre o Império Russo a potência japonesa. Os russos detinham uma ambição extremamente forte sobre o mundo Oriental, o que colidiu com o Imperialismo japonês. Esta rivalidade provocou uma guerra entre ambas as potências (1904-1905) da qual sau vitoriosa a potência asiática. O Império Russo detinha de igual modo problemas com o Império Austro-Hungaro, devido à disputa pelos territórios Balcãs.

Com tudo isto vivia-se um autêntico clima de paz armada, isto é, qualquer potência estava rapidamente pronta a atacar. Surgiram assim alianças:

- Dupla Aliança - Império Alemão e Império Austro-Hungaro. Foi a primeira, no ano de 1879.

- Triplice Aliança - Às referidas acima junta-se a Itália (1882).

- Triplice Entente - Grã-Bretanha, França e Império Russo (1907).

As potências faziam de tudo para se protegerem, inovando o seu armamento. Nos balcãs, em Marrocos, no Sudeste africana e no Oriente, o clima de tensão era enorme. A primeira Guerra Mundial não tardou a surgir, tendo começado entre o Império Austro-Hungaro e a Sérvia. Os problemas começaram quando o primeiro anexou a Bósnia-Herzegovina, território desejado pela Sérvia, no ano de 1908. Seis anos mais tarde, o herdeiro ao trono da Austria-Hungria foi assasinado em Saravejo e as suspeitas recairam sobre a Sérvia, devido ao sentimento de derrota que haviam sentido. Assim, o imperador da Austria- Hungria, Francisco José, declarou guerra à Sérvia. Tem ínicio a primeira Guerra Mundial que trará muitas modificações para a Europa principalmente, visto que, por exemplo, no final da mesma, a potência inglesa perde aa sua hegemonia para os EUA.



Finalizamos assim o nosso trabalho sobre o Imperialismo e Colonialismo levados a cabo pelas potências europeias no século XIX. As fontes encontram-se no último post sobre a 2ª revolução industrial. A Europa dominava, com certeza, o mundo.

O Ultimato


A nação portuguesa apresentou na Conferência de Berlim uma proposta, nomeadamente o mapa cor-de-rosa. Na mesma Portugal ficava com a posse de Angola, Moçambique e o Chire. Contudo, esta proposta em nada agradou a potência britânica, mas Portugal não estava preparado para ceder. Tudo isto devido ao projecto de Cecil Rhodes. Este havia criado um ambicioso projecto, nomeadamente, uma linha férrea que unisse o Cairo ao Cabo e que traria inúmeras vantagens para a Grã-Bretanha, por exemplo, no transporte de matérias-primas. Como Portugal não cedia, a potência britânica não se acanhou de fazer um ultimato ao mesmo. O mesmo era de uma simplicidade notória: ou Portugal cedia ou um navio inglês atracado em Vigo atacaria o território português e seria declarada guerra ao mesmo. Portugal não tinha quaisquer hipóteses. Em primeiro lugar, Inglaterra era a sua maior aliada e a principal ajuda para o seu desenvolvimento industrial, nomeadamente pelos empréstimos que os seus bancos concediam. Além de não poder perder isso, Portugal não tinha condições para combater a frota inglesa e a derrota seria praticamente certa se tal acontecesse. O rei português D. Carlos cedeu quase imediatamente. Posteriormente, a linha prevista por Cecil Rhodes acabou por não se concretizar.

E depois da Conferência de Berlim?

Alguns anos após esta ocupação, a preocupação em civilizar a população africana mantinha-se. Por um lado existiam aqueles que concordavam que a mesma era proveitosa para os africanos. Por outro, alguns apenas acreditavam que as potências europeias tinham levado os seus vícios e impostos para solo africano e pouco mais. Contudo, África era agora um continente em fase de exploração. Matérias-primas como o marfim eram imensamente utilizadas, europeus imigravam para África tendo em vista o enriquecimento e os meios de transporte encontravam-se mais desenvolvidos. Além disso, apesar de existirem diversas fases de civilização, alguns já sabiam falar inglês, vestir-se como os europeus, servir como na Europa, entre outras aptidões. Com isto continuava a coexistir o naturalismo, através dos nativos que dificilmente se deixavam civilizar. África era um continente totalmente em mãos europeias.

África - Conferência de Berlim

África era um dos territórios que trazia inúmeras vantagens às potências europeias. Era um continente subaproveitado pelo povo português, isto é, pouco os mesmos fizeram para aproveitar a riqueza que África proporcionava. Além disso detinha inúmeras matérias-primas e servia como mercado de escoamento. Servia também para enviar o excedente populacional na Europa. Outra das razões foi a necessidade de mão-de-obra. E porque ir até a solo africano se havia excedente populacional na Europa? No continente europeu haviam surgido os sindicatos, que reivindicavam direitos que os patrões viam como prejudiciais ao seu lucro. Assim, como a mão-de-obra africana não era exigente e ainda era dócil, a vontade de aproveitar a mesma era elevada.

Após a análise de todas estas vantagens que este continente trazia, o Chanceler alemão Bismarck convocou a denominada Conferência de Berlim (1884-1885). Bismarck convocou as grandes potências europeias da altura, nomeadamente a Inglaterra, a Bélgica, a França e outras. Além das mesmas foi convocada a nação portuguesa pois a mesma possuía direitos históricos sobre o continente africano. Esta Conferência detinha um simples objectivo: dividir África entre as potências europeias industrializadas, o que acabou por acontecer. Os chefes dos Estados europeus dividiram o território sem ter em conta sequer as fronteiras dos povos que lá habitavam e concretizaram o seu domínio a nível político, económico, militar e cultural. Portugal ainda tentou defender os seus interesses mas foi em vão visto que existiam interesses económicos demasiado altos e a sua falta de prestígio e a seu estado de pré-bancarrota em nada contribuíam para a sua afirmação. Além disso, para afastar ainda mais Portugal, as potências europeias estabeleceram o princípio de ocupação efectiva, isto é, as potências europeias deveriam ser capazes de assegurar os territórios e de os manter em constante desenvolvimento. Após a Conferência de Berlim, apenas a Etiópia e a República da Libéria não foram possuídas pelos europeus. Na segunda imagem apresentada neste post, nomeadamente uma caricatura, podemos ver os chefes de Estado das potências europeias e Bismarck, de pé, com uma faca na mão pronto a repartir África entre os mesmos como se de um simples bolo se tratasse.

Imperialismo e Colonialismo

Nos finais do século XIX o domínio europeu sobre o Mundo era incontestável. As grandes potências europeias detinham vastos impérios a nível mundial. A Grã-Bretanha possuía territórios na Índia, Austrália, Canadá e na China – nomeadamente, Hong Kong. O Império Alemão detinha territórios em África e exercia influência na Ásia Menor e na América. A França detinha territórios em África, Ásia e America e a Rússia era detentora de províncias como a Geórgia, o Azerbaijão e Extremo Oriente. Este domínio europeu sobre outros países ficou conhecido como Imperialismo – Domínio que um Estado exerce sobre outros países, a título político, militar, económico e cultural. Este Imperialismo detinha quatro facetas principais: conquista territorial e colonialismo; controlo de países independentes menos desenvolvidos; estabelecimento de protectorados e concessões – controlo económico apenas. Países que protagonizaram tudo isto, além dos referidos anteriormente, foram a Bélgica, a Itália, o Japão e os Estados Unidos.

Porquê?

É de questionar porque as potências europeias, tão enriquecidas e desenvolvidas, se debruçaram sobre a conquista de novos territórios. Contudo, indo até ao fundo da questão não é difícil de entender. Em primeiro lugar uma motivação relacionada com o tema anteriormente em análise – a 2ª revolução industrial. Como referido no último post sobre a mesma, as potências europeias necessitavam de matérias-primas e de novos mercados para escoar os seus excedentes. Em segundo lugar, a população em solo europeu era em maior número do que o mesmo podia suportar. Era necessário aliviar a pressão demográfica enviando para outros continentes o resultado da explosão populacional. Em terceiro lugar, o nacionalismo acabava por carregar aquele ideal de conquista, aquele ideal que faz com que as populações pensem que o seu país é o mais grandioso, logo, tem todo o direito de possuir novos territórios – ideais como o pangermanismo e pan-eslavismo. Em último lugar, investir naquelas terras, atrasadas, era visto como uma nova forma de enriquecer. Devido a todos estes factores não é de estranhar o gosto pela conquista. Esta conquista era apoiada em ideais se superioridade do povo europeu em relação ao que iria ser colonizado. O primeiro teria de civilizar o segundo.

Dinamismo Comercial

Os progressos sentidos ao longo do século XIX fizeram com que o comércio à escala mundial crescesse a um ritmo considerado completamente alucinante. Os caminhos-de-ferro são agora muito mais elaborados, os transportes fazem a mercadoria chegar mais rapidamente, as trocas são completamente intensificadas. A potência inglesa domina este fluxo de trocas, graças à sua imensa frota mercante, sendo que a Alemanha, a França e os EUA se encontram mesmo atrás. As grandes potências europeias tornam-se as fábricas do mundo, isto é, a sua produção industrial corresponde a 70% da mundial. As diferenças entre os países desenvolvidos industrialmente e os que se encontram atrasados são enormes, é um sistema de trocas tremendamente desigual. Contudo, as potências necessitam de obter matérias-primas e de encontrar novos mercados para escoar os seus produtos. Assim rumam até aos países mais atrasados para obter o que desejam. É neste contexto que as potências europeias voltam a focar as suas atenções no continente asiático e africano – mais no último. Assim, surge a necessidade de colonizar esses territórios, para os aproveitar. É neste contexto que surge o colonialismo, próximo tema a tratar no blog. A segunda revolução industrial foi, sem margem para dúvidas, uma tremenda e enorme expansão da primeira. As nações encontram-se cada vez mais desenvolvidas, o Mundo encontra-se em progresso.

Terminamos por aqui a reflexão sobre a 2ª revolução industrial. Deixamos abaixo as fontes utilizadas, tanto neste tema como nos anteriores.

- Manual "O Tempo da História", do 11ºano, da autoria de Célia Pinto do Couto e Maria Antónia Monterroso Rosas.
- Apontamentos das aulas e disponibilizados pela nossa professora.
- Imagens encontradas através de pesquisa.

Livre-cambismo

A corrente livre-cambista, apesar de muito rejeitada, quer por políticos e industriais, – preferiam o proteccionismo, onde poderiam proteger as suas mercadorias e a produção nacional – encontrou um forte apoio em território britânico. O livre-cambismo consistia num sistema que liberalizava as trocas comerciais. Neste sistema o Estado não pode intervir e não existem pautas alfandegárias nem contingentes. Segundo os ideais desta teoria, a liberdade comercial era essencial para assegurar o desenvolvimento e o enriquecimento a nível mundial pois as nações seriam obrigadas a produzirem diversos produtos e a tornarem os mesmos incríveis com vista a vencerem os produtos importados de outras potências. Assim, a indústria e o comércio iriam-se manter em constante desenvolvimento. Também deveriam produzir o que fosse compatível com as condições naturais da sua população. Existiria assim a máxima da especialização por todo o Mundo. Apesar de muito contestadas, estas ideias acabaram por entrar em vigor quando Sir Robert Peel se tornou chefe do governo britânico, no ano de 1841, e começou por reduzir a pouco e pouco as pautas alfandegárias. Influenciadas pela potência britânica, as restantes potências europeias acabaram por aderir a este movimento livre-cambista, que dominou a Europa entre 1850-1870. Estendeu-se de igual modo aos EUA.

Crises Cíclicas

O livre-cambismo acabou por trazer diversos problemas para as nações que começavam agora a sua industrialização. As mesmas já se encontravam atrasadas e o facto de se encontrarem rodeados de produtos de grandes potências europeias, com as quais não podiam competir nem internamente, só veio piorar o grande problema que já tinham. Contudo, até nas nações desenvolvidas o ritmo da economia era abalado pelas denominadas crises cíclicas. No power point realizado por ambas mostraremos como e porque acontecia uma crise cíclica.

Afirmação de novas potências

O tema anteriormente tratado no blog concentrava-se na Hegemonia Inglesa vivida a partir da segunda metade do século XVII. A sua supremacia manteve-se até ao final da 1ª Guerra Mundial, quando perde a hegemonia para a sua antiga colónia, os EUA. Contudo, em variados sectores, a hegemonia britânica foi perdida para outras potências europeias. A potência inglesa encontra adversidades ao tentar acompanhar o avanço tecnológico e ao melhorar as suas fábricas antigas. O equipamento industrial inglês já não era o mais avançado do mundo, sendo ultrapassado, por exemplo, pela maquinaria alemã. Afim de abordarmos a afirmação industrial das nações europeias, elaboramos um pequenos power point em que apresentamos alguns pontos sobre as mesmas.

Concentração Bancária e Industrial

Os bancos foram importantíssimos para o desenvolvimento industrial no século XIX. Eram eles que garantiam o movimento dos montantes provenientes do comércio internacional e permitiam a expansão das indústrias, graças aos empréstimos concedidos. Na segunda metade do século XIX surge uma drástica diminuição do número de bancos isto porque as grandes instituições compraram as pequenas, com vista a criarem uma rede de sucursais a nível nacional ou internacional e obterem mais lucro. Os bancos, como referido primeiramente, entregavam à Indústria um grande apoio, quer na concessão de capitais como na ajuda que proporcionavam à mesma durante uma crise. As indústrias encontravam-se assim dependentes do capitalismo financeiro, ou seja, as entidades bancárias controlavam as grandes indústrias e o grande comércio. Como bancos importantes na altura podemos referir o Banque de Paris et des Pays Bas e o Deutsch Bank.

Partimos agora para a concentração industrial. Com a forte Industrialização em toda a Europa as fábricas rapidamente assumiram o controlo, destruindo a manufactura. Encontrávamos-mos na era da maquinofactura. A produção era agora realizada nas fábricas, sítios tremendamente especializados e onde a produção era elevada. Existia uma maquinaria incrível e a diferença entre o patronato e o operariado era enorme. Além disso ocorria a massificação e estandardização dos produtos, o que originava o consumo de massa, uma concentração geográfica, técnica e de mão-de-obra. Durante o século XIX as fábricas transformaram-se em enormes empresas, com sucursais e variadas ramificações, quer a nível nacional como internacional.

Esta concentração industrial carrega no acelerador na segunda metade do século, devido à inovação tecnológica que torna a empresa mais forte e capaz de resistir a crises cíclicas. Surgem dois tipos de concentração industrial: Concentração horizontal – associação de empresas que fabricam o mesmo produto, com o objectivo de evitar a concorrência – e Concentração vertical – integração de todas as fases do fabrico de um produto na mesma empresa, desde a matéria-prima. Todos estes processos e inovações citados levaram a um desenvolvimento incrível das indústrias. Resumidamente, em primeiro lugar aumentava-se a produção. Em segundo lugar passava-se à anexação de indústrias, quer em concentração horizontal, quer em concentração vertical. Por último, as indústrias, agora consideradas gigantes, internacionalizavam-se. Passavam-se assim a denominar de monopólios. Não é de estranhar o enorme dinamismo industrial vivido na altura.

Contudo continuavam a existir técnicas e sistemas de produção antigos e rudimentares. No mundo rural mantiveram-se as práticas antigas e os camponeses continuavam com direitos comunitários, sendo que se agarravam aos mesmos, reagindo mal às inovações agrícolas. Apesar de todo o progresso em torno destes, os habitantes do meio rural persistiam em praticar agricultura como forma de subsistência. Também na Indústria, apesar de todas as transformações, o artesão continua a existir, pois produz para os mais selectivos.

Racionalização do trabalho

Os empresários, devido ao aumento da concorrência, tinham dois objectivos máximos – produzir com qualidade e a baixo custo. É neste contexto que nos surge o Taylorismo, nomeadamente, na obra “Princípios de Direcção Científica da Empresa” da autoria do seu criador, F.W.Taylor - na imagem. Este método trabalho consistia num sistema em que existia a divisão de tarefas e o funcionário deveria deter especialização na que estava a realizar. A cada um cabia somente uma tarefa. Na fábrica surgia o cronómetro devido ao facto de existir toda uma cadeia de produção. Os produtos deveriam ser realizados num curto e especifico tempo e passar rapidamente ao funcionário seguinte para ele elaborar a sua tarefa. O tempo encontrava-se articulado entre todos de maneira a que a produção nunca parasse. Em relação ao controlo do tempo existiam os turnos e um conjunto de capatazes que faziam de tudo para que os funcionários elaborassem a sua função o mais rapidamente possível. Além disso os períodos de almoço eram muito pequenos. De toda esta maquinação dos funcionários resultava uma produção maciça de objectos iguais, completamente estandardizados. Contudo, apesar de se tratarem os funcionários como máquinas e todos outros problemas envolvidos em torno deste método, os produtos em termos de qualidade, preço e quantidade agradavam em muito o mercado de massas. Assistimos assim a uma massificação dos produtos.

O primeiro a por em prática este método foi Ford, da Indústria automóvel, acabando por melhora-lo. Para a produção do seu Modelo T, no ano de 1913, além de aplicar o Taylorismo na sua fábrica, Ford acrescentou uma linha de montagem. Os operários não se moviam sequer, sendo que os tapetes rolantes faziam chegar aos mesmos as peças que estes tinham de trabalhar. Agora sim, este método parecia transformar o conjunto de funcionários numa enorme máquina industrial. O tempo de produção diminuiu consideravelmente. Ford conseguiu assim a máxima especialização e diminui o custo dos produtos, aumentando o salário aos seus trabalhadores, como forma de incentivo, melhorando assim a qualidade de vida dos trabalhadores.

Contudo, tanto o taylorismo como o fordismo foram fortemente criticadas, afirmando-se que tratavam humanos como máquinas, retirando a dignidade aos mesmos, entre outras críticas. Estas concepções de como trabalhar levaram a uma massificação e estandardização dos produtos, que levavam ao consumo de massas e conduziam ao progresso económico.

Desenvolvimento dos transportes

Tal como acontecera na primeira revolução industrial, na segunda também os transportes sofreram novas alterações. Estes foram mais do que essências à industrialização. O crescimento económico não podia estagnar, logo, tornava-se mais do que necessário existir uma maneira rápida, económica e segura para transportar as matérias-primas para as fábricas, como os produtos já elaborados pelas mesmas para o comércio. Assim, os meios de transporte tiveram de acompanhar todas estas inovações tecnológicas, não podiam perder o ritmo.

O comboio era um desses transportes essenciais. Aparecido em 1830, as vias férreas compreendiam agora uma extensão monstruosa. A rede ferroviária na Europa era incrivelmente densa e demonstrava a forte industrialização vivida na Europa. Os progressos da mesma eram diferenciais das nações desenvolvidas, como Inglaterra, para as nações que começavam agora a ter as suas primeiras vias férreas, como Portugal. Esta rede compreendia uma forte densidade nos países industrializados pois era necessário que a produção nunca parasse de circular, logo, eram necessários investimentos nos transportes. Tudo isto acontecia nestas nações para se dar o escoamento dos seus produtos e a chegada das matérias-primas ser mais rápida, como referido no início do texto. Contudo, a estas ajuntava-se agora a necessidade de rentabilizar os investimentos ocorridos quer no fabrico dos produtos como nos transportes. Alcançava-se então o objectivo traçado, isto é, as viagens tornavam-se mais rápidas, baratas e seguras e mercadorias maiores eram mais facilmente transportadas. Todo este desenvolvimento das vias férreas e do comboio foi marcado também pela indústria siderúrgica, nomeadamente pelo aço, um dos componentes do mesmo.

Em relação aos transportes marítimos, os mesmos também sofreram diversas alterações. Os navios a vapor foram desenvolvidos, surgiu o ferryboat e as grandes empresas marítimas apareceram na mesma altura. Nomeadamente importante foi a navegação a vapor, que movimentou enormes capitais.

Surgiu de igual modo o automóvel, devido ao motor de explosão, em 1880. Com o mesmo surgiram grandes marcas como a Renault, a Benz, a Fiat e outras. Estas deram origem à indústria automóvel que depressa se tornou uma das mais poderosas, movimentando avultados capitais e empregando inúmeros funcionários. Em relação à aviação, Wright conseguiu voar com um motor a gasolina e hélice e os Voison desenharam um biplano e Blériot um monoplano. Contudo, a aviação não registou muitos progressos nesta altura. Por último, um importante meio de transporte foi a bicicleta. Esta era uma forma de deslocamento acessível a todas as classes sociais, o que fez com que alcançasse uma enorme popularidade.

Novos sectores industriais e fontes de energia

Novas fontes de energia

Se na primeira revolução as principais fontes de energia foram o carvão o vapor, na segunda surge-nos o petróleo e a electricidade. No âmbito da descoberta de novas técnicas de refinação, novos horizontes foram descobertos para o aproveitamento do petróleo. Primeiramente, o mesmo era utlizado para pequenas coisas, como lubrificante e combustível. A sua verdadeira potencialidade foi apenas descoberta aquando do aparecimento do motor de explosão. Os derivados do petróleo tornam-se os verdadeiros combustíveis do futuro e o mesmo assume um papel fulcral nos transportes. Inicia-se de igual modo o aproveitamento da electricidade, devido a inúmeras invenções que permitiram a sua produção e transporte. Em relativamente pouco tempo a electricidade substitui o gás na iluminação privada e pública. Aparecem invenções derivadas da mesma como o carro eléctrico, o metropolitano e a lâmpada de filamentos - na segunda imagem, a primeira, inventada por Thomas Edison. Devido à iluminação nas ruas, anteriormente sombrias, o perigo nas mesmas diminuiu, as pessoas podiam trabalhar até mais tarde o convívio entre as mesmas também sofreu uma melhoria. Devido á nova concepção de transportes deixaram de se utilizar os transportes urbanos de tracção animal. Foi uma das maiores conquistas da era industrial, assim como o petróleo. Apesar da contínua utilização do carvão e vapor, estas acabara por assumir um papel de destaque.

Novos sectores industriais

Se a primeira revolução industrial se apoiou na Indústria têxtil e metalúrgica, a segunda revolução investiu na indústria química e siderúrgica, essencialmente. Estes eram considerados sectores de ponta. A referida primeiramente foi a verdadeira indústria base de todo este desenvolvimento ocorrido. Ela forneceu uma vasta gama e novos produtos que impulsionaram mudanças sociais. Através da química surgiram os medicamentos - como a aspirina, na imagem, da empresa Bayer -, os corantes, os fertilizantes, os pesticidas e muitos mais. Além disso forneceu componentes essenciais a outros sectores. Relacionada com a Indústria Química surge-nos a Indústria Alimentar. A última origina o nascimento da congelação, das latas de conserva, dos caldos, – consumidos pela população mais pobre – entre outros.


Contudo, o sector mais importante da 2ª revolução industrial foi o siderúrgico. Era a indústria de ponta nessa altura, a essencial para o desenvolvimento. Este fornecia máquinas, carris, locomotivas e outros aparelhos essenciais para as industrias e não só. O verdadeiro impulsionador da indústria siderúrgica foi o aço. Quando Bessemer descobre um conversor capaz de transformar o ferro em aço - na imagem acima - e uma forma rapida e barata, este tonou-se uma matéria essencial para este sector. Mais duro e, ao mesmo tempo, mais plástico que o ferro, as potencialidades do aço alargam o mercado para esta indústria, quer na produção de bens de consumo como na área da indústria pesada. O desenvolvimento do sector siderúrgico levou a alterações nos meios de transporte. O aço foi o principal responsável por esse desenvolvimento, sendo que, entre 1870 e 1914 a produção de minério de ferro aumentou espantosamente a nível mundial, nomeadamente nos EUA, principal produtor, favorecido pelas suas vastas jazidas. No próximo post falaremos sobre esta nova revolução nos transportes.

Ligação Ciência- Técnica

Uma das principais características que permitiu toda esta expansão foi a ligação entre a Ciência e a Técnica. A ligação não era em nada complexa. A técnica lançava apelos à ciência para esta a melhorar ou superar. Por sua vez a ciência originava novas técnicas. Ou seja, quando uma progredia, a outra progredia de igual modo. Era uma interdependência. Esta ligação surgiu principalmente por necessidade industrial. Por um lado as máquinas industriais eram imensamente complexas, o que levava a que para se saber trabalhar com as mesmas fosse necessário um elevado nível de conhecimento. Por outro lado, os empresários começaram a investir na investigação com vista a encontrar novos produtos para assim vencer a concorrência, cada vez maior entre as empresas europeias do mesmo ramo. As grandes empresas já não passavam sem investir avultadas quantias na investigação tendo sempre como objectivo vencer a concorrência e conquistar o mercado internacional.



Perante isto surgem firmas e empresas dedicadas à investigação - como a da imagem, a BASF -, sendo que, as descobertas passam a ser de uma comunidade científica e não só de uma pessoa apenas. Os institutos e as universidades também contribuem, ao formar técnicos para essas mesmas empresas. As empresas de investigação descobrem novos produtos – (que impulsionam a economia ao serem consumidos pela população e mudam mentalidades da mesma), aperfeiçoando as técnicas antigas que conduzem ao desenvolvimento tecnológico. Isto leva a um crescimento demográfico e a uma melhoria das condições de vida da população (por exemplo, maior numero de postos de trabalho nos laboratórios). Por sua vez, todo este aparecimento de novos produtos, resulta em progressos cumulativos, isto é, novos desafios que resultam entre a ligação ciência-técnica. Cada avanço dá origem a mais questões. Todo esse progresso tecnológico nunca antes visto levou a uma 2ª revolução industrial, a um desenvolvimento sem paralelo. O mundo caminhava para se tornar um paraíso industrial.

Expansão Industrial - Introdução



Após todas as inovações efectuadas na 1ª Revolução Industrial, em meados do século XIX sucedeu a 2ª Revolução industrial. Esta acaba por ser uma expansão da primeira, abordada anteriormente no blog no âmbito da Hegemonia Inglesa. Se na primeira revolução assistimos à hegemonia Inglesa, na segunda, potências como os EUA e a Alemanha ultrapassaram o país britânico. Surgiu a ligação entre a ciência e a técnica que levou a melhoramentos nos sectores industriais. Surgiam novas fontes de energia, como o petróleo e a electricidade. Os transportes também alcançaram um melhoramento notório. As fábricas debruçaram-se sobre novos métodos de trabalho para os seus funcionários, como o taylorismo, e o livre-cambismo encontrou o seu lugar ao sol, principalmente na Grã-Bretanha. O crescimento da actividade industrial e das trocas é uma consequência de todo este progresso. É de todas estas inovações que falaremos durante os próximos posts. A 2ª revolução industrial mudou o rosto do Mundo.